Professores

Na SM estamos completando 80 anos e queremos aproveitar esta comemoração para homenagear a todos os professores que nos acompanham durante todo este tempo e para os quais continuamos trabalhando dia a dia, através de nosso projeto cultural e educacional. Eles são o motor que faz avançar a educação e a sociedade.

Basta imaginar um mundo sem professores para perceber sua importância. E basta reparar que existem, e bastantes, para restaurar a fé na humanidade. Porque ninguém quer ser professor sem primeiro ser movido pelo altruísmo. Existem poucas profissões que sacrifiquem mais o bolso ou a possibilidade de “fazer carreira” como a docência, e menos ainda que tenha tão pouco reconhecimento por uma tarefa tão árdua e desinteressada. Uma tia muito querida, me disse em minha adolescência que no vasto universo de profissões, pelo menos, quatro não deveria escolher se não tivesse verdadeira vocação para elas: médico, sacerdote, soldado e professor. Em sua opinião, uma pessoa poderia ser medíocre em qualquer atividade, menos nessas, pois a responsabilidade é tão grande quanto o serviço que prestam. Ela era professora. No seu enterro havia tanta gente que parecia que ela era um chefe de Estado, apesar de morrer sem posses. Imagine agora um mundo sem pessoas como ela. Agora, pense em todos os que passam a vida ensinando como ela. Então, vamos restaurar a fé na humanidade

De Toño Malpica.

MOVER PARA BAIXO
A Fundación SM se põe em movimento pelos #professores

A Fundación SM se põe em movimento pelos #professores

O espaço educativo é um espaço relacional essencial para construir pessoas com a capacidade de criar um ambiente de confiança e inclusão. Este é o objetivo do programa de Educação Relacional: trabalhar para ampliar a consciência relacional; e proporcionar aos docentes, equipes de direção, orientadores e educadores a consolidação de uma presença de qualidade na escola e em ambientes não formais.

Os professores para a SM

O professor, essa pessoa imprescindível que acompanha a criança em seu caminho em busca do conhecimento, pelas habilidades, aptidões, capacidade e também diversão. A pessoa que acompanha em ser.

O professor, essa pessoa que vocacionalmente, dedica sua vida para que a pessoa seja cada vez melhor, mais bem formada, mais humana, mais construtora de humanidade.

O professor, essa pessoa que transforma a informação em conhecimento, o olhar em acolhimento, a palavra em elogio e a mão em acompanhamento.

O professor, essa pessoa que entende que educar é uma arte e que deve ter, como diz Gabriel Celaya, “na alma um pouco de marinheiro, um pouco de pirata, um pouco de poeta e um quilo e meio de paciência concentrada”.

A essa pessoa, a SM agradece pelo seu trabalho, pela sua dedicação, pela sua vocação, pelo seu esforço em realçar o que de melhor há em cada aluno.

A essa pessoa, muito obrigado.

Os professores para a SM