Literatura

A literatura é um meio privilegiado de acompanhar as crianças e jovens em seu processo educativo, e em sua descoberta do mundo, de si próprios e dos outros. Ela contribui para que desenvolvam suas capacidades pessoais para atingir a felicidade e a dignidade, almejadas por todo ser humano.

Ilustrações literatura Miren Asiain Lora

Ilustrações de Miren Asiain Lora cedida para o aniversário de 80 anos da SM.

No princípio da espécie, houve um momento mágico em que os membros do clã começaram a se reunir em torno de uma benéfica fogueira a fim de escutar as histórias que o xamã da tribo lhes contava. Essas histórias eram os mitos, e esses mitos revelavam a origem do mundo e da tribo, explicavam o inexplicável. A partir dos mitos utilizados pelo xamã nesses fogos tribais, foi-se forjando a necessidade do fato literário. Primeiro, foi um conjunto de jaculatórias primordiais para invocar a chuva ou a caça, ou para pedir à Deusa Mãe que cuidasse de suas mulheres nos partos. Com o passar do tempo, toda essa carga pragmática foi desaparecendo pouco a pouco para dar lugar a uma canção primitiva que atendia tão só, e pela primeira vez, à ligação adequada das palavras, a sua eufonia e ao ritmo que gera beleza. O conteúdo dessa literatura primordial devia estar relacionado, obrigatoriamente, aos modelos suscetíveis de imitação que o clã havia escolhido entre seus membros, e assim surgiu a poesia heroica, que teve na epopeia mesopotâmica de Gilgamesh seu fruto mais incipiente, e se propagou pelo mundo indo-europeu em cumes da épica como a Ilíada, a Odisseia, o Ramaiana ou o Beowulf. Dessa primeira manifestação do gênio literário, emanada diretamente dos mitos narrados pelo xamã nos primórdios de nossa linhagem, surgiram todas as outras literaturas possíveis, desde a lírica (na qual, o eu lírico começou a se tornar visível, tingindo de sentimento individual o que antes era apenas didatismo exemplar em um contexto coletivo) até a novela literária (descendente direta da épica). Graças a isso, o ser humano tem a possibilidade de enxugar as lágrimas que entranham sua condição recorrendo à literatura, esse bálsamo que, através das experiências vividas no mundo da ficção, acalma nossa ansiedade, mitiga nosso medo e nos oferece companhia.

A literatura é aquela amiga que nunca nos decepciona, que está sempre aí para nutrir nosso desamparo espiritual, para alentar nosso desânimo, para nos proporcionar diversão e consolo. A linguagem articulada fez com que o Homo sapiens abandonasse a árvore genealógica dos primatas para plantar uma nova. Nessa árvore, os ramos superiores são os diferentes gêneros literários, isto é, a linguagem revestida de beleza, quintessencial, inútil no plano pragmático, mas fundamental no plano profundo, que é aquilo que nos define e nos legitima como humanos.

De Luis Alberto de Cuenca..

ROLAR PARA BAIXO
Fundação SM & Asociación Española de Lectura y Escritura

A Fundación SM é movida pela #literatura

Uma obra tem tantos escritores quanto leitores, e tantas escritas quanto as vezes que estes a leem... Sob este lema, surge no ano de 2009 Escrever como leitores, um programa ibero-americano presente em sete países (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Peru, México e República Dominicana), da Fundación SM e da Associação Espanhola de Leitura e Escrita (AELE) que pretende construir um processo de acompanhamento da leitura e da escrita entre crianças e jovens através de diferentes projetos.

Esse programa chega a mais de 35.000 crianças e jovens , que atuam como membros ativos de uma comunidade de leitores e escritores, envolvendo o autor cuja obra é compartilhada, e propiciando um ambiente de indagação e produção textual que entusiasma e alimenta seu gosto pela literatura. A Fundación SM e a AELE trabalham juntas para que, desde diferentes esferas, a literatura se integre nos cenários cotidianos de crianças e jovens como um discurso cultural que atravessa e modela a identidade pessoal.

A literatura para a SM

Há mais de trinta anos, a SM é uma forte impulsora da literatura infantil e juvenil na Ibero-América. Desde então, a SM tem apostado em uma literatura de alta qualidade literária que fomente o gosto pela leitura, transmita valores humanos, sociais e culturais que ajudem a construir um mundo mais digno, e que eduque e anime a leitura através dos diferentes formatos e das novas possibilidades de relação entre leitor, obra e autor, aproveitando, além do mais, as tecnologias digitais para liderar processos de reflexão e desenvolvimento de novas linguagens.

Nesse percurso, acompanham-nos os melhores autores e ilustradores, os quais apoiamos não só no âmbito da Fundación SM, através de editais de inúmeros prêmios literários e de ilustração, incluindo os emblemáticos Prêmios SM El Barco de Vapor e Gran Angular, mas também no setor empresarial, com diferentes projetos culturais.

Gostaríamos de destacar dois projetos recentes que representam esse compromisso: Los Futbolísimos, um sucesso rotundo de vendas e de afeição dos leitores que transmite valores como o trabalho em equipe ou a amizade, e a Colección Clásicos, que aproxima os mais jovens das obras imortais, combinando argumentos que nunca saem de moda com um design bastante atual.

Ilustrações literatura