Juventude

A juventude é um momento vital no qual se identificam preferências pessoais e no qual se aprende, com sua própria opinião construtiva, a ser tolerante com a opinião dos outros. A educação ajuda a discernir qual é o melhor caminho para a maturidade.

Fotografia juventude Carmen Ballvé

Fotografia de Carmen Ballvé cedida para o 80º aniversário da SM.

Juventude, divino tesouro,
que se foi para não mais voltar!
Quando quero chorar, não choro...
e às vezes choro sem querer.

Rubén Darío

O Programa de Ação Mundial para os Jovens da ONU diz no seu preâmbulo:

Os jovens são, ao mesmo tempo, agentes beneficiários e vítimas das grandes mudanças na sociedade e, em geral, enfrentam um paradoxo: podem tentar se integrar na ordem existente ou servir como força para transformá-la. Em todas as partes do mundo, por mais diferentes que sejam as etapas de desenvolvimento e os contextos socioeconômicos dos países em que vivem, os jovens aspiram a participar plenamente da vida da sociedade.

Para alguns, os jovens são uma ameaça que pretende eliminar o sistema e, portanto, devem ser assimilados ou reconvertidos; mas, para muitos, a juventude representa a esperança. Esse foi, e continua sendo, o paradoxo ao abordar-se qualquer reflexão sobre a juventude.

Os adultos acusam os jovens de serem irresponsáveis, de tentar minar os pilares sobre os quais o sistema e suas conquistas se sustentam. Os jovens, por sua vez, culpam os mais velhos de terem edificado uma sociedade baseada no culto do dinheiro, na corrupção, na exploração...

Trata-se, sem dúvida, de um choque de conceitos dificilmente reconciliável, para o qual nós, adultos, temos que buscar uma saída. Se os jovens representam a rebeldia, o entusiasmo e a generosidade, por que não abrir-lhes as portas para um futuro de esperança onde eles possam se realizar?

Se eles são a esperança, vamos ajudá-los a encontrar as saídas para vencer, vamos dar-lhes relevo, e que a luz que eles acendem ilumine um mundo mais justo e mais solidário, onde cada dia seja a promessa de um dia melhor.

De Carlos Reviejo

MOVER PARA BAIXO
Fundação SM & Observatorio de la Juventud en Iberoamérica

A Fundación SM se põe em movimento pela #juventude

O Observatório da Juventude na Ibero-América (OJI) é um Programa da Fundación SM que tem como intenção fomentar a pesquisa sobre a juventude, a educação e a cultura na Ibero-América. O OJI tem como objetivo gerar conhecimento e compreensão sobre a realidade dos jovens, conhecer tendências, antecipar necessidades e estabelecer prioridades de atuação, em um ambiente diversificado e em constante mudança.

A juventude para a SM

A juventude é uma etapa que, hoje, se está alongando no tempo e cujos limites estão cada vez menos definidos. Mas, como todas as outras, esta é uma etapa de importância vital para o desenvolvimento humano. É o momento em que é preciso oferecer elementos de julgamento para que se aprenda a analisar, criticar de modo construtivo e fazer discernimentos.

Momento da orientação vital, das primeiras decisões, que serão confirmadas ou não no futuro, e também dos primeiros amores. Em todo esse processo, a SM oferece propostas de formação, literatura e experiências de voluntariado. A SM continua oferecendo um desenvolvimento pessoal que tenha como objetivo a educação integral à qual todas as pessoas são chamadas.

Ilustração juventude