Infância

A Declaração Universal dos Direitos da Criança reconhece crianças como indivíduos com o direito do pleno desenvolvimento físico, mental e social e direito de expressar livremente as suas opiniões. A educação guia a criança através dos pilares da liberdade a fim de que se tornem pessoas felizes e independentes.

Ilustrações infância Pablo Requero

Ilustração de Pablo Requero, um aluno do 8 anos, cedida para o 80º aniversário da SM.

O direito de ser amado,
por beijos sufocado,
ser um pouco levado,
e frequentar a escola.

O direito de dormir sem perigo,
que cuidem das suas feridas,
e que tenha água e comida,
uma casa ou abrigo.

Querer muitos amigos,
uma mãe para envolver,
um pai que há de fazer
cosquinhas no umbigo.

O direito de brincar,
de ser ouvido com seriedade,
e encontrar abertas
as portas da solidariedade.

Ter o direito de sonhar,
sorrir e brincar,
Em suma, viver
e tratado bem ser.

De Javier Ruiz Taboada do livro Versos de niños del mundo.

MUÉVETE HACIA ABAJO
Fundación Secretariado Gitano
Fundação SM & Fundación Secretariado Gitano

A Fundação SM é movida pela #infância

Programa Promociona em Sant Cosme, El Prat de Lobregat (Barcelona, Espanha)

Promociona é um programa de apoio e orientação educativa da Fundación Secretariado Gitano que tem como objetivo incentivar que crianças ciganas terminem a Educação Secundária Obrigatória e continuem os seus estudos. Depois de cinco anos, 82,1% dos estudantes do Promociona do 4º ano da ESO conseguiram se formar e 81,1% continuaram com os seus estudos pós-obrigatórios.

A Fundação SM se une a este projeto para completar um plano de intervenção integral que a Fundación Secretariado Gitano realiza no bairro de Sant Cosme (El Prat de Llobregat, Barcelona), onde há um alto índice de população cigana, que ainda sofre com as graves situações precárias, vulnerabilidade e exclusão social. Graças à implementação do programa, um grande salto qualitativo será dado nos índices de escolaridade e formação do ensino secundário obrigatório da juventude do bairro, tornando estas novas gerações em uma referência para os mais novos.

A infância para a SM

A educação nos guia em todas as etapas e momentos. Na infância, ela desempenha um papel especial graças à importância e o significado que carrega o ato de descobrir o mundo por si só. O processo que colhe os frutos da base da socialização e da aprendizagem, o início da autonomia, o encontro com o que é diferente e a criação de hábitos marcam processos cruciais do futuro.

Através de produtos específicos para aprendizagem, metodologias adaptadas, materiais para incentivar a leitura e escrita, nós colaboramos com o desenvolvimento integral da pessoa e do futuro da educação. Porque a educação é o motor que move o desenvolvimento.

Ilustrações infância