EreSMotor

EreSMotor é um programa transversal e ibero-americano da Fundação SM,  que atende às nossas oito principais motivações (equidade, infância, juventude, inovação, etc.) e que nos permitirá desenvolver importantes projetos nos nove países em que estamos presentes. Graças à sua participação neste movimento educativo, conseguiremos que este programa tenha um grande alcance… Porque a educação move todos nós.

Argentina
Villa Soldati

Este projeto visa o desenvolvimento da convivência entre grupos de imigrantes em situações vulneráveis, do bairro Villa Soldati da cidade de Buenos Aires. Neste contexto, a Fundação SM realiza oficinas para promover a leitura e a escrita entre os grupos de crianças bolivianas, paraguaias e argentinas da região.

Colômbia
La Carreta Literaria

A Organização Cultural La Carreta Literaria ¡Leamos! é uma entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é promover o prazer da leitura por meio do desenvolvimento de programas e campanhas na cidade de Cartagena, no município de Bolívar, e na região colombiana do Caribe, com projeção nacional e internacional.

Além do apoio financeiro, a Fundação SM contribui com a doação de livros e o monitoramento das oficinas de leitura.

México
PAUTA

O principal objetivo do programa PAUTA é dar apoio às meninas e jovens indígenas de baixa renda que vivem em comunidades rurais no Estado de Chiapas, para que concluam seus estudos e ministrem oficinas de ciências em suas comunidades.

O apoio da Fundação SM parte do reconhecimento da realidade das mulheres indígenas, que estão altamente vulneráveis às situações de pobreza, desigualdade social e de discriminação que enfrentam.

Brasil
Virada Educação

Criado pelo movimento de entusiasmo coletivo, este evento objetiva gerar reflexões sobre a educação, a aprendizagem e os espaços ou ambientes educativos. Por meio de atividades criativas, a Virada Educação fomenta a apropriação do espaço público e a criação de uma comunidade educativa.

Além de financiar o projeto, a Fundação SM prepara também uma programação especial durante os dias do evento, que estabelece uma relação entre os conceitos da educação integral e os espaços ou ambientes educativos.

Chile
Programa Migração e Escola

Migração e Escola (Migración y Escuela, título original) é um programa criado pelo Serviço Jesuítas com Migrantes no Chile que tem como objetivo gerar comunidades reflexivas de aprendizagem docente com capacidade transformadora em migração, Direitos Humanos e interculturalidade nas escolas do Chile.

Com o apoio da Fundação SM, o projeto é desenvolvido através do trabalho coletivo e pessoal mediante workshops participativos. A avaliação e o seguimento serão realizados com instrumentos que permitam o fortalecimento das comunidades como espaços interculturais e de proteção dos direitos de todos os seus integrantes.

Espanha
Cañada Viva

O programa Cañada Viva surge como uma necessidade identificada, exigida e normativa de um bairro com pouquíssima atenção do governo e da sociedade civil. O objetivo do programa é gerar um espaço para o desenvolvimento comunitário autônomo, porém, monitorado e liderado, principalmente, pelas mulheres da Associação de pais do Colégio Público León Solá (CEIP).

A Fundação SM é uma colaborada estratégica do projeto. Ela inspira e ajuda a transformação comunitária do bairro, acompanhando os processos, contribuindo para conectar organizações e sensibilidades, com especialistas nas diversas áreas de desenvolvimento, que funcionam como eixos principais de ação e geração de redes.

Peru
Acompanhamento de crianças em famílias com dificuldades psicossociais

O projeto visa o acompanhamento de crianças para a identificação de problemas psicológicos e de psicomotricidade, e a intervenção nas famílias.

Graças ao apoio da Fundação SM, estão sendo realizadas ações de diagnóstico psicológico, oficinas de psicomotricidade, atividades de integração, oficinas de jogos e trabalho na sala de aula...

Porto Rico
Centro de Acogida y Sostén Agustino – CASA

O Centro de Acogida y Sostén Agustino é um lugar que acolhe crianças em situações de vulnerabilidade. O centro oferece apoio e sustento a estas crianças e supervisiona suas residências finais, seja em suas casas de origem, em orfanatos ou com os pais adotivos.


Fundação SM trabalha com os estudantes e as famílias para promover a leitura e a escrita.

República Dominicana
La Puya

O Centro Cultural Calasanz de La Puya está localizado em um dos bairros mais marginalizados da República Dominicana. Neste centro, que atende mais de mil crianças de áreas marginalizadas e em situações de vulnerabilidade, a Fundación SM desenvolve um programa anual de incentivo à leitura.